União de Militares
Evangélicos da Paraíba

Apoio Feminino

Institucional

Histórico

 

A UME/PB segue a mesma ordem seqüencial da existência das instituições militares. Essas começaram somente com os homens, depois, com a necessidade de melhorar as relações com o público externo e as suas próprias imagens como CORPO MILITAR, houve incorporação do segmento feminino. Daí, a nossa entidade estimulada pela UMCEB – União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil, instituíra o APOIO FEMININO formalizado ao completarmos 10 (dez) anos de atividade. Informalmente, os trabalhos das MULHERES já era perceptivelmente ativo desde o momento em que foi construída e fundada a CAPELA EVANGÉLICA DA UME/PB dentro do quartel do 2º BPM, por obra e graça do Espírito Santo. Pois, já em 2001 o CÍRCULO DE ORAÇÃO fora posto em execução pelas mulheres de diversas denominações cristãs (esposas e filhas de militares, e, por voluntárias sem vínculo biológico com aqueles), dirigindo-os nas quintas-feiras, das 14h30 às 17h00.  Logo, passaram por esses eventos, em posições de liderança: Irmãs SOCORRO TORRES, SELMA CASTRO, e, está permanecendo a Irmã ANUNCIADA com uma equipe, dentre essas a IRMÃS NALVA FARIAS, MARIA JOSÉ, ADRIANA (Círculo de oração iniciou em Campina Grande).


Quando veio residir na capital do Estado, João Pessoa, a irmã SELMA CASTRO em conversa com o presidente da UME/PB, à época Maj Lúcio, apresentou justificativas para ter também REUNIÕES DE ORAÇÕES no 1º BPM. E, com o seu estímulo demonstrado, o presidente a convidou para assumir as reuniões, o que fora aceito por ela. Assim, desde o ano de 2005, a UME/PB na capital, com o Apoio Feminino NÚCLEO 1º BPM, desenvolve as reuniões de orações. Consumamos a descentralização dos Círculos de orações, que se estenderam as seguintes OPM’s (Organizações Policiais Militares): 4º BPM (cidade de Guarabira-PB, no brejo paraibano), direção da irmã JOSILENE RODRIGUES; 3º BPM (no sertão, cidade de Patos), direção da esposa do Sgt Jonas (hoje, Tenente); 4ª Cia PM/1º BPM (litoral, praia de Camboinha II, em Cabedelo/PB), direção Irmã MARIA JOSÉ; RPMON “Cel Calixto” (capital, bairro Cristo Redentor), direção da Irmã Miss RITA MARIA.


Notadamente, o APOIO FEMININO não está restrito a atividade de oração, também desenvolve com brilhantismo o apoio as visitações, cultos, seminários da Família (que por sinal já houveram dois, nesse segmento de valorização da família), GRUPOS DE LOUVORES, e,  ao evangelismo. Na área de louvor queremos destacar o GRUPO ATALAIA DO SENHOR, que fora o primeiro a ser instituído onde a UME/PB nascera, antes mesmo da oficialização do APOIO FEMININO. Já depois da fundação da UNIÃO DOS MILITARES EVANGÉLICOS, a qual acontecera em 22agosto1999, o então vice-presidente estadual CB MÁRIO FEITOSA criou em (2003) o Grupo Atalaia do Senhor, formado por esposas, filhas e algumas valorosas mulheres cristãs. Essas sempre abrilhantaram os eventos da UME/PB locais, nos desfiles, nos congressos, e, também, nos cultos do quartel. Também, no Núcleo do 2º BPM foi instituído durante o 10º Congresso regional da UME/PB, realizado na FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande, o CONJUNTO DAS SENHORAS CÂNTICO DE ANA, começando com a participação de dezenas de mulheres de Deus, sob regência da líder do Apoio Feminino naquele município, IRMÃ NALVA FARIAS.


Observamos que todas essas irmãs, em todos os quartéis, quando se apresentam em louvores e jograis (coreografias), essas o fazem FARDADAS, ou melhor, com vestimentas similares as fardas militares. E, isto, demonstra não só a UNIFORMIDADE e a importante REPRESENTATIVIDADE, mas também, o zelo e amor as almas dos militares.

 

GLÓRIA A DEUS!!!


Por fim, rememoramos o CHÁ DO APOIO FEMININO – Núcleo 2º BPM, que fora realizado dentro do TEMPLO EVANGÉLICO DA UME/PB, com total assistência do Coordenador do Núcleo, TC RR FARIAS, o qual impulsionado pelo Espírito Santo, e, capitaneado por sua esposa NALVA FARIAS, que se tornara líder local do APOIO FEMININO, houve nesse evento TESTEMUNHOS, DINÂMICAS DE GRUPO, DEGUSTAÇÕES E CHÁS, como também, adorações e louvores, com a participação de  cerca de 90 (noventa) mulheres convidadas.

 

 

Composição e Eventos

 

Coordenadora Estadual: CLEÓPATRA C. M. DOMINGOS

Vice-Coordenadora Estadual: IRMÃ NALVA FARIAS
(Os demais cargos estão temporariamente vagos).

 

O APOIO FEMININO no estado da Paraíba ainda apresenta-se embrionário. Temos tido vários contatos (especialmente, nos eventos nacionais), e, a melhor comunicação e companheirismo se dão nas Reuniões de orações e nos eventos regionais e estaduais da UME/PB.

 

Não querendo justificar as diminutas interações dentro do estado se deve as distâncias, contudo, além das obrigações domésticas, todas nos seus  particulares precisam dividir tempo também com os compromissos das suas igrejas, e, algumas trabalham secularmente. Isto dificulta o esforço coletivo da  importante atividade de apoio a UME/PB. 
Mas, já temos frutos e faremos mais, além dos trabalhos permanentes vinculados a ORAÇÃO e o LOUVOR:

 

A) PARTICIPAÇÕES EFETIVAS NOS SEMINÁRIOS DE VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA.

B) CHÁS DO APOIO FEMININO.

C) REUNIÕES E ADORAÇÕES – nos Encontro e Congressos dos Militares e Policiais do Sertão, da Serra da Borborema, do Brejo e do litoral 

 

 

Futuras Realizações

 

Propomos ser úteis, trabalhando com mais afinco e criando outros projetos:


a) Reuniões de Orações
b) Participação cada vez mais forte nos eventos da UME/PB (instituições de apoios na captações de recursos para a UME/PB: realizando brechós, promovendo camisas personalizadas, souvenires e tornando funcional livrarias móveis).

c) GRUPOS DE LOUVORES – ampliando grupos nas várias unidades, destacando que a UME/PB procura vincular também, AS FORÇAS: MILITARES FEDERAIS, BOMBEIROS, POLÍCIAS CIVIS (como a PF, PRF e PC), GUARDAS MUNICIPAIS, e, AGENTES DE TRÂNSITO E POLICIAIS PENAIS. O que não tem sido fácil, dada a peculiaridade do serviço de cada força, e, também, os vínculos denominacionais e os sentimentos pessoais, também.

d) E, se Deus quiser, na Captação de Recursos para a CONSTRUÇÃO DA SEDE ESTADUAL DA UME/PB, que terá em anexo uma sala de oração – divulgando e incentivando as esposas dos militares, irmãs e amigas, militares ou não, a OFERTAR nesse sentido. 
 

 

TODA HONRA E TODA GLÓRIA AO SENHOR JESUS!