Desde o ano de 2000, Deus tem nos dado vitórias numa das regiões mais difíceis, pelo fato de que as potestades do ar estavam lançando em muitos a desconfiança. Pela graça de Deus conseguimos trazer para o Espaço Cultural, em 1995, o CONGRESSO NACIONAL DA UMCEB – União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil, com o tema: “Torre forte é o Senhor”. A abertura foi na Assembléia de Deus de João Pessoa, situada no bairro de Jaguaribe. Ficamos no primeiro dia com mais de R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) de dívidas, mas nos dias seguintes pela mão divina tivemos a solução de não devermos nada a ninguém. Deus é fiel! Deus usou o Cel Francisco Tércio, co-fundador da UME/PB e o Cel Emilson Carlos de Sousa, Presidente da UMCEB. E todos os recursos necessários foram levantados.
Pra ver que a grande João Pessoa tem sido terra difícil, leia o relato abaixo: “Num Encontro Regional, realizamos o evento em dois lugares, no sábado de manhã fora executado o evento na Assembléia de Deus Madureira, pensando nós que teríamos a grande assistência da Igreja local, e dos militares federais e estaduais que nela faziam parte do seu rol de membros, fomos traídos por essa confiança, quase ninguém estava no templo, podíamos contar os assistentes, e no púlpito estava o presidente da UMCEB – Cel Emilson Carlos de Sousa, como preletor convidado. O Cel Emilson dizia: Lúcio, não se preocupe, a obra é assim mesmo. Há dificuldades” . Quando na sequencia da programação, o Presidente Lúcio que dirigia deu oportunidade uma cantora, esposa de um sargento do EB, essa ainda louvando a Deus, de súbito se virou, e disse aquele dirigente e coordenador do evento: “Homem! Haveria alguém mais importante do que EU nesse recinto?”. Houve choros e adorações efusivas a Deus.
Na capital já realizamos PARADAS EVANGÉLISTICAS na Praça Pedro Américo, com as presenças de vários oficiais e de autoridades civis, como Comandantes e representantes do Poder Legislativo, como também, cultos na Igreja Batista do 13 de Maio, uma Parada Evangelística no Bairro do Padre Zé, e Congressos na AD – Central e na Igreja Betel Brasileiro, ambas no Bairro de Jaguaribe. Nesses eventos tivemos representantes de Campina Grande, de Sapé e de Guarabira. Jesus salvou vidas e curou, usando os Cel Francisco de Assis Castro, o Sgt Pastor José Torres Neto, hoje Capelão Voluntário da UME/PB (juntamente com o Capitão Edgar Ferreira Monteiro), e, o Pastor radialista Luiz de Andrade.
Temos cultos no 1º BPM (quintas – circulo de orações na direção da irmã Selma Castro, e, sábados, cultos na direção do Presidente Major Lúcio) , na Cavalaria (onde fazemos Vigílias, sob as direções dos Sgt Vieira e Cb Sabino, apoiado pelo civil Irmão Jailton), no 7º BPM (usando o CB Jonas. Interessante! Lá já tinha uma capelinha para adoração, e a quase sete anos louvamos a Deus ali) e na Praça Pedro Américo (Maj Lúcio, Cb Flaviano e Cb Da Costa), na 4ª Cia, sob a direção do Cb Marcílio, antes Maj Almeida.
Deus nos abençoou de tal forma que funcionam os subnúcleos em Itabaiana (4ª Cia/4ºBPM), em Sapé (3ª Cia do 7º BPM), e em Monteiro (Cia do 2º BPM). Como propostas de se estender para Catolé do Rocha-PB e outras unidades sedes de Batalhões e Companhias.
O propósito da presidência da UME/PB sempre fora unir forças com o Exército Brasileiro, com a polícia civil e com as demais forças de seguranças, mas temos encontrado dificuldades. Porém, acredito que em mais alguns dias veremos concretizados os sonhos da Direção Estadual, que envolve também a construção de uma sede própria em João Pessoa-PB.